Você, que curte cultura alternativa e esteve no Rio de Janeiro, durante o mês de janeiro, nos últimos 16 anos, certamente ouviu falar no festival Humaitá Pra Peixe (HPP). Aqueeele, que lá na década de 1990 apresentou Pato Fu e Planet Hemp aos cariocas. Que nos últimos anos trouxe Canastra, Lasciva Lula, Lasciva Lula, MopTop, Mutreta, Nervoso, Pedro Luís e a Parede, Vanguart, etc:

Lembra como ERA? O HPP durava quase que o mês de janeiro todo. Algumas vezes invadiu fevereiro. Contava com shows em vários bairros (certa vez atravessou a Ponte Rio-Niterói), tinha uma semana saborosamente recheada com batidas pops, rock, funks e eletrônicas muito boas e às quais nossos ouvidos nem estavam acostumados.

Pois é. Ou pois ERA. Você ouviu falar no HPP 2010? Bem provável que não. O festival deste não tem nem site e isso é um péssimo sinal de que provavelmente este será um fim lacônico.

O HPP 2010 começa hoje e termina… depois de amanhã. O que durava um mês, vai ocorrer num fim de semana. Aquele monte de atrações se reduziram a uma dezena de shows, com ingressos que custam R$ 40 (papo de DEZ vezes o que custavam nas edições anteriores), no Circo Voador, sem NENHUMA novidade da música brasileira. Veja:

Sexta (22/01):
Tono,  Jonas Sá & Rubinho Jacobina, Maria Gadú

Sábado (23/01):
Chorofunk: DJ Sanny Pitbull e Tira Poeira, Lia Sabugosa, Wado, Ana Cañas

Domingo(24/01):
Sobrado 112,  Dughettu, Márcio Local, Seu Chico e Victor Araújo

Gostaria muito de saber se eles continuam com o rechonchudo patrocínio da Petrobrás, que bancou edições recentes do HPP, porque se tiverem com essa grana a coisa fica muito mais feia (normalmente o site do festival dá essa transparência de ver quem está bancando). E pensar que um dia acreditamos na veia underground do Bruno Levinson. Tsc, tsc… Não questionamos o talento de nenhum desses artistas, mas a mudança na ideologia de um festival que já foi o mais importante da cena pop/rock carioca.

Que vexame, HPP!

Tuíte e retuíte: http://wp.me/pdGj4-Fs

Anúncios
comentários
  1. vela disse:

    bruno levinson trabalha na mpb fm. isso deve explicar a escalação do “festival”. talvez fosse melhor mudar o nome.

  2. selma disse:

    Ainda sobre o Bruno, ele declarou ao jornal O Globo q faria o festival com ou sem patrocínio qdo. a Oi saiu do evento(ou era a Tim, sei lá, é uma tele)Ficou mto feio ele dizer isso.Essa da Petrobrás eu nem sabia. Este Sobrado 112 é o 1o artista do selo Oi Novo Som.Vitor Araújo e Tono tb são artistas Oi. Hmm, suspeito…

  3. Ivete disse:

    Fui ao HPP no domingo,curti ,vou sempre q posso nos shows e penso q são abertas frentes para os novos se apresentarem e daí conhecermos os novos valores da mpb,sem polemizar, melhor pingar q secar vc não acha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s