Viradão Cultural movimenta o Rio

Publicado: 4/junho/2009 em Festival
Tags:, , , , , , , , , , , ,

SERÃO 48 HORAS DE MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS, EM EVENTO INSPIRADO NA ‘VIRADA’ PAULISTANA. DESTACAMOS OS SHOWS MUSICAIS

O Rio de Janeiro vai ferver neste fim de semana. Se é que isso é possível, com o frio que está fazendo. A Prefeitura do Rio programou uma série de atrações (a maior parte gratuita) e incorporou outras que já estavam marcadas (quase todas pagas) para atingir o objetivo de ter 48 horas ininterruptas de atividades culturais pela cidade. A festança se baseia na Virada Cultural paulistana, que ocorre há cinco anos.

carlos_lyraApesar de existem atrações programadas desde o início da tarde, o Viradão Cultural só começa oficialmente às 21h desta sexta (5), com a bossa nova de Carlos Lyra, ao vivo e com entrada franca, na Praça 15, no Centro. No mesmo instante, Sandra de Sá homenageia Tim Maia, junto com a Banda Original, Hildon e Tony Garrido, na Lona Cultural de Santa Cruz (Rua 12 – Praça do Lote, 219 – Cj. Guandu 1); o Simpatia É Quase Amor leva o Carnaval pra Lona de Campo Grande (Estrada Rio do “A”, 220); e a Lona de Vista Alegre (Av. São Félix, 601, Parque Orlando Bernardes) recebe um tributo a Wilson Simonal, com direito a Elza Soares e Farofa Carioca; enquanto isso, no Leme, Marina Lima e Luiza Possi fazem dobradinha no palco sobre rodas; ainda na noite de sexta tem Dudu Nobre e Beth Carvalho na Praça 15  e Rita Ribeiro na Lona de Bangu (Praça 1° de Maio, s/n). Tudo gratuito. Na sexta, vale a pena pagar R$ 5 + 1kg de alimento não-perecível pra conferir Ganeshas e Tom Zé no Galpão Aplauso (Rua General Luís Mendes de Moraes, 50 – Santo Cristo), a partir das 21h.

adriana_calcanhottoSábado (6) é dia de chegar às 13h ao Teatro Carlos Gomes (Praça Tiradentes, s/n, Centro) para garantir o ingresso (gratuito, porém cada pessoa só pode pegar um bilhete) para o show da Adriana Calcanhotto, que começa uma hora depois. Mesmo esquema e horário pra quem quiser ver Bena Lobo na Sala Baden Powell (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360 – Copa). Já quem curte funk vai poder ver Perla, às 15h, na Praça 15, enquanto os saudosistas estarão no Planetário (Rua Vice-Governador Ruben Bernardo, 100 – Gávea) vendo o Planeta 80, com Biafra(!), Rosana(!!), Sullivan(!?) e Dalton(?!). Agora, os funkeiros saudosistas devem marcar nas agendas: 16h tem os MCs Marcinho (dos “clássicos” Atrevida, Glamourosa, Pavaroti – ê Bernardo! -, Rap do Solitário…), Cidinho (Rap das Armas, Estrada da Posse, Rap da Cidade de Deus e Rap da Felicidade) e Cacau. Boa sorte a quem for!

elbaramalhoAinda no sábado, o malandro Dicró leva o Piscinão de Ramos para o Teatro Café Pequeno (Av. Ataulfo de Paiva, 269), no Leblon, às 16h, e um encontro de sambistas anima o sempre espetacular pôr-do-sol no Arpoador, com direito a Monarco, Dona Ivone Lara, Noca da Portela, Velha Guarda Musical da Vila Isabel e muitos outros, a partir das 17h. Pra quem faz questão de festa junina, vai rolar uma na Rua do Mercado, no Centro, a partir das 18h. No mesmo horário, a galera antenada e destemida sobre Santa Teresa pra ver o evento VJ Nights, com dois VJs e dois DJs, entre eles Marcelinho da Lua, no belíssimo e inseguro Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169), ou, então, segue para a Batalha de DJs na Praça Tiradentes, no Centro. Às 20h tem Elba Ramalho na Lona de Realengo (Av. Marechal Fontenelle, 5000) e às 21h é Zélia Duncan se apresenta ali perto, na Praça da Guilherme, em Bangu, antes do Moska (23h) e da Blitz (1h). Também praquelas bandas de Bangu, mas às 22h, os angolanos do Bwèmix apresentam o famoso kuduro. De volta à Praça 15, às 22h tem o Hermano mais chatinho, Marcelo Camelo. Uma hora e meia depois Mart’nália toma conta do mesmo palco.

lulusantosPra quem ainda resistir, o domingão (7) do Viradãoô lôco, meu! – tem mistura de música e teatro com o grupo Be Bossa Kids às 10h na Quinta da Boavista. No mesmo lugar, às 13h, é a vez do Bossacucanova e, depois, Eletrossamba (15h). Às 14h, dois combos misturam tudo: uma banda de jazz faz improvisações com participação de Dudu Nobre, repentistas nordestinos e rappers, degustando feijoada no Galpão Aplauso (o ingresso custa uma lata de leite em pó), enquanto em Santa Teresa tem roda de chorinho com os grupos Panela di Barro (Pixinguinha), Balança Teresa (Ataulfo Alves) e Trio Carioca (Villa-Lobos), no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo (Rua Monte Alegre, 306). Já em Bangu, na Praça da Guilherme, tem show de Milton Nascimento às 17h. Uma hora depois Alceu Valença invade a quadra da Portela (Rua Clara Nunes, 81 – Madureira). Aí, vai começando o encerramento. Às 19h, Martinho da Vila se apresenta na Praça da Guilherme, onde o último show está marcado para as 21h, com O Rappa. O encerramento oficial será na Praça 15: tem Pedro Luís e A Parede às 19h e Lulu Santos às 21h.

São as nossas democráticas dicas. Para ver a programação completa e mais informações sobre o Viradão Cultural Carioca, acesse o site oficial: http://www.viradaocarioca.com.

Anúncios
comentários
  1. KATIA MARINS disse:

    Eu sou apaixonada por mpb e esse evento e maravilhoso , parabens a prefeitura do rj e que não faça so uma vez no ano que se faça sempre todos precisam de cultura ,obrigada

  2. Hercilia Vieira disse:

    Achei muito bom e útil tudo o que li;esclareceu as dúvidas quanto aos horários e locais;só detestei o comentário sobre o Marcelo Camelo…desnecessário e desrespeitoso com ele,há vários outros MALAS e que não foram citados da mesma maneira…VACILO!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s