Franz prepara lançamento de ‘Tonight’

Publicado: 16/janeiro/2009 em Lançamento, Rock

NOVO SINGLE CHEGA ÀS RÁDIOS SEGUNDA-FEIRA. O DISCO, UMA SEMANA DEPOIS. PIRATARIA PREOCUPA ESCOCESES

franzferdinand_tonight_cover

Vejam só como as coisas mudam. Em 2007, os caras do Franz Ferdinand apoiaram os fãs que baixavam sua música pelas redes P2P (Limewire, Kazaa, e-Mule, etc). Agora, acionaram a patrulha virtual para impedir que o novo disco, Tonight, com lançamento previsto para o dia 26 de janeiro, continue se espalhando por aí. O primeiro arquivo zipado com as músicas vazou no último dia 10 e se espalhou rapidamente.

Os fãs já conheciam Ulysses, Turn It On, Lucid Dreams e Twilight Omens, que apareceram em singles, em arquivos online e nas rádios européias (aqui no Brasil, só a Oi FM deu moral, mesmo assim, apenas para Lucid Dreams; pra variar, as rádios pops do Brasil papando aqueeela mosca!) no ano passado. Segunda-feira, dia 19, a banda de Glasgow lança o último single antes da chegada do álbum. Será Can’t Stop Feeling, um som com pegada eletrônica, bem dançante. Bacana! Já a letra, fala sobre um cara e uma garota que vão dançar na pista da boate. ZZZzzzzzZZZZ

Mas então… Eis um vídeo ao vivo, com um trecho:

Pra quem ouve a versão do disco, fica a impressão de falta punch, mas provavelmente o single trará uma radio edit que resolverá isso.

A maior surpresa de Tonight fica por conta de Lucid Dreams. Depois de nos acostumarmos a ouvir o som na rádio, com aquela batidinha contagiante e tal, de 3’42”, qualquer um se surpreende com a suíte eletrônica de 7’56”, na 10ª faixa do álbum. Versos invertidos, mais “pista” e com um enorme instrumental eletrônico, à base de sintetizadores e teclados, que beiram o exagero, mas não caem nele. Muito mais empolgante que a versão executada pelas rádios.

As faixas lançadas como singles são muito boas. Ulysses e Lucid Dreams, mais dançantes, em certa medida, lembram o Franz do primeiro disco, Franz Ferdinand (2004). Já Turn It On e Twilight Omens, mais melódicas, parecem com o Franz de You Could Have It So Much Better (2005). Apesar disso, a gente percebe que a sonoridade toda tem uma unidade que demarca bem: todas as aixas pertencem ao terceiro disco do Franz Ferdinand.

Trata-se de um álbum muito bom (confesso que não esperava que ficasse tão legal) e, provavelmente, vai estar em todas as listas de melhores do ano. Ouça bem alto. Parta “pra cima” enquanto No You Girls estiver tocando. Bata palminhas com Send Him Away. Anime-se junto com Bite Hard. Faça falsete junto em Live Alone. Viage com Dream Again e relaxe com Katherine Kiss Me.

No vídeo a seguir, uma colagem de trechos das músicas novas, quando eles tocaram nos shows:

Não dá pra terminar sem contar que, para o lançamento do disco, a banda colocou um hotsite no NME.com, com direito a download gratuito de What She Came For, fotos e notícias relacionadas ao lançamento.

Se tiver um tempinho neste fim de semana, vale a pena baixar o petardo.

Faixas de Tonight:

1. Ulysses
2. Turn It On
3. No You Girls
4. Send Him Away
5. Twilight Omens
6. Bite Hard
7. What She Came For
8. Live Alone
9. Can’t Stop Feeling
10. Lucid Dreams
11. Dream Again
12. Katherine Kiss Me

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s