E aí, comunidade!

Publicado: 22/outubro/2008 em Se fosse no Tibete...
Tags:, , , ,
Compartilhar não é piratear

Compartilhar não é piratear

Agora é sério. Uma das maiores e mais úteis comunidades do Orkut está ameaçada de ser varrida do portal de relacionamentos. Veja o que diz a reportagem da Folha Online (que pode ser lida na íntegra aqui):

Uma guerra silenciosa, travada nos bastidores da principal rede social do país, preocupa internautas que baixam música pela internet. O Orkut, braço do Google que neste ano passou a ser chefiado por uma equipe brasileira, começou a deletar pedaços da sua maior comunidade dedicada a compartilhamento de arquivos MP3, a “Discografias”.

O endereço existe desde 2005, conta com três administradores anônimos (Madruga, Cris e Chris) e abriga 755 mil participantes cadastrados –o número de pessoas que a utiliza efetivamente é bem maior, já que para acessar seu fórum não é preciso de inscrever. Ali, internautas compartilham links com álbuns musicais inteiros sem pagar nada. A organização e o volume de material fez com que o endereço se tornasse uma central para quem procura esse tipo de conteúdo na rede brasileira.

Os internautas começam a se mobilizar para manter a comunidade funcionando e o pessoal do Google dá a dica do que fazer, também na Folha Online:

Milhares de internautas assinam, desde a semana passada, um protesto contra a exclusão da comunidade “Discografias”, uma central de compartilhamento de arquivos de música hospedada na rede social Orkut. O Google, dono do site de relacionamentos, mobilizou usuários após excluir tópicos do fórum a pedido da APCM (Associação Antipirataria Cinema e Música), que quer tirar a comunidade do ar. (…)

Segundo Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google no Brasil, a exclusão da comunidade está em avaliação. “Isso está sendo avaliado. Se percebermos que a comunidade não tem debate, só tem links, ela pode sair [do Orkut], sim. Não podemos acobertar esse tipo de troca de arquivos”, diz.

Se essa censura fosse no Tibete, a gente entenderia, mas, como não é, o negócio é:
1. Aderir ao abaixo-assinado aqui.
2. Além de baixar e pedir músicas, comentar os tópicos.
3. Entrar oficialmente na comunidade Discografias.
4. Aproveitar que está no Orkut e entrar na nossa comunidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s